UMA EDUCADORA QUE SE TRANSFORMOU

Uma educadora tradicional? Nem tanto! Escolanovista? Será? Moderna? Não sei. Defensora de uma escola popular? Sim, sim, mas afinal, como ser isso ou aquilo? Fácil. Um cutucão muitas vezes é o suficiente para que você se mova: para frente ou para tras.

No meu caso, ao me ver deparada com uma sala multietária em 2003, precisei me reestruturar, para não dizer outra coisa. Foi um grande susto. De repente crianças de 03 a 06 anos em uma mesma sala? em 2003 não havia a inserção das crianças de 06 anos no ensino fundamental – o que eu acho hoje em dia uma calamidade, mas isso fica para outro artigo.

Quem poderia me salvar? Os pais me cobrando, a direção cumprindo uma resolução. E agora? Para um bom entendedor: um risco é Francisco, como diz a minha mãe, logo, “te vira educadora”.

Pois me virei e diga-se de passagem, muitíssimo bem. Fui pesquisar, estudar e encontrei ninguém mais que Cèlestin Freinet.

Hoje (2011) já se passaram 08 anos, desde que me debrucei nesta perspectiva educativa. Sou apaixonada pelo modo como Freinet via a vida entrando na sala de aula e o modo como ele se relacionava com os seus pares e seus alunos.

Discordem se eu estiver errada após lerem este pequeno texto. É muita amorosidade por parte deste educador e é isto que quero transmitir:


Meu mentor...

3 thoughts on “UMA EDUCADORA QUE SE TRANSFORMOU

  1. Puxa, por que parou de escrever?
    Continua dando aula?
    Para qual faixa etária?
    Trabalha ainda em Campinas?

    Sou professora da rede em campinas, da educação infantil… Também tenho um blog onde compartilho um pouco do meu dia-a-dia com as crianças. Também sou apaixonada pela pedagogia Freinet.

    http://professoral.zip.net

    Continue, não pare não.

    1. Sou professora da Emei Celisa CArdoso do Amaral para o agrupamento III. Ando ausente, mas trabalhando loucamente. Postei minhas preciosidades (rs) no Grupo Educação Infantil do Facebook. Você já está como membro? Precisamos conversar mais. Prometo retomar esse sonho de um blog como educadora sim. Obrigada pelo incentivo. Um grande beijo.

Deixe uma Resposta

