REGRAS DE VIDA —– BOAS ATITUDES

Costumo usar, desde 2011 o livro: O Mundinho de Boas Atitudes, logo no início do ano:

Para quem se interessou em ler a minha Carta de Intenções, verificou o quanto prezo estando lá como objetivos centrais:
  • Cooperação
  • Solidariedade
  • Trabalho
  • Responsabilidade
  • Autonomia
Entre tantos outros…
Eu trabalho, procurando caminhar de forma coerente aos Invariantes Pedagógicos de Cèlestin Freinet, então lembrando deles posso citar o de número 13:
 “As aquisições não são obtidas pelo estudo de regras e leis, como às vezes se crê, mas sim pela experîencia. Estudar primeiro regras e leis é colocar o carro na frente dos bois”.
Pensando e refletindo à respeito, acredito que todo obstáculo e  dificuldade devam ser levados à Assembléia da Turma para resolvermos, sempre ouvindo as partes. É daí que começam a ser criados os limites para uma convivência harmoniosa e amigágel.
Denomino, desta forma todas as boas atitudes da turma que formarão nossas REGRAS DE VIDA.
Este ano, por nos chamarmos Turma da Água, sugeri que pensássemos em como juntar nossos combinados.
No ano passado éramos Turma das Joaninhas e o elemento que aglutinou as regras foi uma árvore.
Para este ano precisávamos pensar em algo que tivesse a ver com o nome da nossa turma.
Sugeriram a onda, novamente, como a sinalização da porta. Conversamos, trocamos, idealizamos até que ficamos com as gotas da porta.
Para que elas representassem cada uma das atitudes poderíamos fazer uma grande nuvem, mas como neste projeto sobre a água já havíamos feito muitas nuvens para o painel ciclo da água, sugeri o guarda-chuva.
Pedi a todos que conversassem em casa à respeito de um guarda-chuva que não estivesse sendo usado.
Para minha surpresa, apareceram dois.
O primeiro foi aceito com muita festa e nele iniciamos um novo projeto: GOTINHAS DAS BOAS ATITUTES.
LEVANTAMENTO DAS ATITUDES LEGAIS PARA ESTA TURMA
Na Roda de Conversa fomos elencando (as crianças falando e eu escrevendo) uma série de boas atitudes. As digitei no computador e preparei as fichinhas que seriam coladas ou amarrada nas gotas.
Trouxe gotas de feltro para que as crianças as enchessem com manta acrílica e depois de fechadas, amarrassem nas varetas do guarda chuva.

FOTO1: Amarrando as gotinhas
Foram 16 atitudes (por enquanto), mas o guarda-chuva tem 12 varetas, assim também sugeri que distribussem no interior do mesmo, quando uma criança falou:
_Tá chovendo dentro do guarda-chuva?
Nem preciso dizer que morri de rir. Justifiquei:
_Mas este guarda-chuva está sendo re-aproveitado não é? Então ele tem defeitos mesmo! Ufa!
Pronto…mais uma etapa concluída e olhem como ficou!!!
 
 FOTO 2: Fixado com a ajuda do nosso guarda Antonio (ele prefere ser chamado de Baiano)
e o especial Sr. Manoel, da limpeza.
Deste modo vamos vivendo e convivendo aprendendo a nos relacionar de um jeito que dispense qualquer explicação, lei ou regra severa. Vamos sentindo e sorrindo!
Até a próxima!!! 

3 thoughts on “REGRAS DE VIDA —– BOAS ATITUDES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s