JORNAL DE PAREDE

O   JORNAL   DE   PAREDE    DA  TURMA  DA  ÁGUA

O que é?
Ele é um  instrumento da Pedagogia Freinet, para comunicar ao grupo quatro tipos de assuntos. Pode ser feito como um panô em tecido, papel ou como preferir, contendo quatro bolsos onde caibam os papéis para os seguintes temas:
  1. CRÍTICAS … escreva neste bolso: EU CRITICO
  2. PROPOSTAS… escreva neste bolso: EU PROPONHO
  3. CURIOSIDADES… escreva neste bolso: EU QUERO SABER
  4. FELICITAÇÕES… escreva neste bolso: EU FELICITO
Como se aplica?
Sempre e a qualquer hora podem surgir “notícias”, vamos dizer assim, que mereçam ser comunicadas aos demais. Uma crítica normalmente é desenhada ou escrita pela criança (dependendo do seu aprendizado), quando alguém desrespeitou uma regra de vida ou um combinado. A criança deve sempre deixar claro para a outra pessoa envolvida que o que aconteceu não a agradou e sempre que ocorrer algo previamente combinada nas regras da turma, caberá a crítica, como por exemplo, tirar o brinquedo da mão do colega é desrespeito e não é uma boa atitude. Eu Proponho é usado para sugerir atividades, brincadeiras, alteração de rotina, etc. Eu quero saber, costuma ser utilizado quando estamos fazendo levantamento de saberes para projetos novos, ou em decorrência de uma conversa na roda, por exemplo. Eu felicito, sempre que quero agradecer ou demonstrar felicidade a uma pessoa ou ao grupo por uma ação recebida.
Diariamente verificam-se os bolsos para que na Assembléia (no final do período) possamos ouvir a “notícia”, comentar e tirar proveito para a construção do nosso conhecimento cognitivo, emocional, físico, social e psicológico fazendo com que as virtudes e o valor humano sejam alimentados sempre, produzindo amorosidade entre todos. Os papéis para serem utilizados no Jornal de Parede podem ser do tamanho de 1/4 da folha A4. Depois de resolvido, exposto, discutido é colado no Livro da Vida, podendo servir como feedback para outros acontecimentos semelhantes, revendo assim as regras de vida, as curiosidades, as sugestões de trabalho e as felicitações.
Quais os objetivos?
A livre-expressão; o exercício da cidadania – são crianças cidadãs de direitos e deveres; agregar assuntos ao cotidiano ou aos projetos em andamento; minimizar o efeito da ira no momento do mal entendido (já que bater não é uma boa atitude, a criança se expressa através do desenho ou da escrita); o letramento, a comunicação;
Se quiserem saber mais à respeito consultem:
DIAS, Ruth Joffily. O Cotidiano na Pedagogia Freinet. Série Ideias, n. 2, São Paulo – Editora FTD, 1994
SAMPAIO, Maria Rosa W. Evolução Histórica e Atualidade.  São Paulo: Editora Scipione, 1989.

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