UMA QUESTÃO DE GÊNERO – Turma da Água

Quem já não passou por algumas saias justas como o comentário a seguir:

_ (Fulano) está brincando com uma boneca: mulherzinha, mulherzinha!

É tenso! Pondero imediatamente, sobretudo porque caçoar de quem quer que seja não é uma boa atitude. Não ficamos felizes quando riem de nós. Devemos tratar os colegas como gostaríamos de sermos tratados.

A oportunidade em trabalhar com a mesma turma por mais de um ano minimiza, praticamente 95% desta situação.

Este ano (2012) fiz como no ano passado e ofereci à Turma da Água 5 cores vibrantes para a confecção do crachá do nome: laranja, roxo, rosa, amarelo e verde. Fui perguntando individualmente qual cor cada um queria. Ao perguntar para o Lu ele afirmou: _Rosa! Eu retruquei: _Ah, a mesma do ano passado! Tudo bem! Imediatamente um aluno que não fazia parte da minha turma de 2011 disse baixinho para o amigo ao lado: _Mas rosa é cor de menina! Eu fiz de conta que não ouvi, naquele momento e continuei a indagar. Opa, mais um menino escolheu rosa! Aí ouvi da Re: _ O que é que tem né Laís?!? Concordei com ela disse que a cor é escolhida pelo gosto apenas, e que naquele dia, por exemplo, eu estava de azul, mas continuava sendo menina! A mesma criança que balbuciou sobre a escolha do colega, levantou a mão e disse: _Eu também quero rosa! Anotei o seu pedido e continuei falando que eu dirigia carro, (como se fosse o carro, um dos meus brinquedos em analogia aos da sala), mas que continuava sendo menina. Perguntei ao grupo: o tio, o avô, o irmão, o pai não pegam vocês no colo, não davam papinha ou mamadeira para vocês? _Siiiiiiim!!! Responderam vários. E então, são homens ou mulheres por isso? _ Hooooooooomens! _Pronto, então podemos combinar que os nossos jogos, brincadeiras, escolha de cores nada têm a ver com o nosso sexo: meninos e meninas não trocam de gênero ao trocarem de brinquedos? Tudo bem? _Tudo bem! Continuamos a escolher as cores e estamos felizes até hoje. E amanhã ouvirão: FACA SEM PONTA, GALINHA SEM PÉ – de Ruth Rocha

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_19.htm

2 thoughts on “UMA QUESTÃO DE GÊNERO – Turma da Água

  1. Sempre passo por isso, Laís! Acho que passamos todas! A primeira vez que vi um menino de 3/4 anos não enxugar a mão na toalha porque esta era rosa, fiquei incomodadíssima! E passei a prestar mais atenção nisso… No quanto isso não vem deles, vem de um preconceito geral das pessoas com quem convivem (família) e do quanto, ao não falarmos sobre isso, acabamos reforçando isso. Então eu também faço como você: sempre que ouço isso, não deixo passar. Falo que todas as cores são para colorir tudo o que tem na natureza: flores, pássaros, borboletas, céu, sol, etc. Que não tem cor de menino ou cor de menina. As cores são para todos e para tudo. Cada um escolhe a que mais gosta, mas isso não faz a pessoa e isso muda de tempos em tempos. Às vezes, gostamos mais de azul, às vezes, mais de verde… O negócio de não brincar de boneca é igual. Outro dia, um menino me virou bem sério e perguntou se não era verdade que menino virava boiola se brincava de boneca, pode?

  2. Obrigada pela conversa Lili…realmente eu sou pelo justo e busco a coerência dos meus propósitos enquanto pessoa, em minha turma de crianças. Meu grande e maior objetivo na Educação Infantil é ajudar na formação das crianças em seres sociais, responsáveis, questionadoras, cooperativas, altruístas e que façam história pela aceitação do diferente e do igual…Estou procurando um texto para trabalhar com os pais sobre esta questão. Se vc conhecer algum vou ficar mais agradecida ainda…rs….bjs

Deixe uma Resposta

