COTIDIANO SIM, ROTINA NÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, a rotina pode ser benéfica ou não para a aprendizagem infantil. Acho essa palavra um tanto quanto desgastada, por isso prefiro cotidiano. Se for rígido demais, cerceia a criança e o educador que passa seu dia junto dela, obrigando-os a adaptarem-se a ele e não o contrário. A consequência disso é um dia chato e monótono para todos. O cotidiano infantil, na minha concepção, deve orientar as ações das crianças e do educador, possibilitando a antecipação das situações que irão acontecer, transmitindo segurança para os pequenos e continuidade na ausência do titular da classe. 

O tempo em que as crianças permanecem na Emei é de quatro horas, por isso penso que o planejamento dessas horas deva ser feito com critério. O respeito ao ritmo e individualidade infantil, bem como às especificidades do trabalho pedagógico só funcionam se pautados em uma “rotina” (no bom sentido) bem pensada.

Pensando sobre isso e conversando com minha amiga Lili, gostei muito da sua ideia, então sentei com a TURMA DA ÁGUA na Roda de Conversa e, dia a dia fui desenhando, ouvindo as dicas do quê desenhar para melhor representar o momento.

Assim temos: RODA DE CONVERSA; AULA DE LIBRAS; ATELIÊS; LANCHE; ESCOVAÇÃO DOS DENTES; PARQUE; ASSEMBLÉIA E LIVRO DA VIDA; BEIJO E TCHAU – na Segunda-Feira. Para o parque selecionamos também nossas brincadeiras favoritas.

Na terça-feira não temos LIBRAS e em vez de parque escolhemos duas ou mais brincadeiras propostas no Jornal de Parede e depois brincamos na Casinha, de corda, de bola, de boliche, de bambolê e etc e tal.

Na quarta-feira temos as brincadeiras na frente da Emei, na Amarelinha, mas sempre levamos duas brincadeiras, pelo menos para este espaco. Hoje foi Cabra Cabriola e depois Pega-Gelo.

Na quinta-feira temos video que estão vinculados ao trabalho em sala.  Esse momento difere dos demais dias.

Na sexta-feira vamos para o galpão e combinamos fazer lá diferentes atividades: dramatização, pinturas, culinárias, brincadeiras com o som. Ah, também a Roda de Conversa da Sexta é diferente, porque apresentamos os brinquedos trazidos de casa, passamos para as crianças verem com as mãos (é assim que gostamos). Conversamos sobre as quantidades de brinquedos iguais, as cores, o peso, os tamanhos, classificamos, seriamos, aprendemos muito com isso também, sobretudo emprestar para as crianças e brincar com cuidado para não os estragarmos ou quebrarmos.


Quanto à flexibilidade, há mudanças em nosso dia a dia quando os planos de trabalho demoram para serem concluídos, quando a brincadeira está muito animada na área externa, nos impedindo de escrever o LIVRO DA VIDA, quando as crianças querem repetir um trabalho porque adoraram, quando todos querem, ao mesmo tempo, realizar uma proposta minha ou de alguma outra criança, ou mesmo da Luciana – instrutora surda, então adaptamos nosso dia a dia e ele a nós. Hoje (quarta-feira, dia 25/04/12), por exemplo, sugeri que escrevêssemos o Livro da Vida antes de irmos para o Patio brincar, para aproveitarmos mais este espaço. Talvez alteremos o nosso cotidiano em outros dias também, porque deu super certo.

Fonte:

2 thoughts on “COTIDIANO SIM, ROTINA NÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  1. Que legal, Laís!!!!!
    Acho tão importante combinar a rotina com eles… Vê-los depois consultando o que vamos fazer, conversando entre eles sobre o próximo momento… Eles se apropriam do que foi combinado, participaram do combinado, deram sugestões… eles olham no calendário assim que entram pra ver qual o espaço que usaremos no dia… Por falar nisso, o que é esse calendário palavra cantada que falou no outro post???

    1. Compro sempre CDs e DVDs do Palavra Cantada e para iniciar o ano em uma das compras veio um calendário que mais parece um livro. Vou fotografá-lo para te mostrar. Comprei da Livraria Cultura. Ele vem ilustrado com imagens dos clipes de “Vem dançar comigo”. Comprei o DVD e ele veio de brinde! Muito bom!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s