HISTÓRIA DE SACI – ARRAIÁ DA CELISA

Tendo o Currículo em Construção, bem como o Referencial Curricular da Educação Infantil como ponto de partida em meus planejamentos, os grupos de crianças se organizavam para os canteiros de trabalho, de acordo com cada plano. As estratégias podem ser propostas pelas crianças e também pela educadora. Normalmente elas sugerem trabalhos que conhecem e, neste momento, aproveito para inserir procedimentos novos e diferentes como ferramentas de aprendizagens que agreguem valor. As equipes são formadas de acordo com o número de crianças que desejam participar de determinado ateliê, pois pra mim o desejo delas as move para o trabalho responsável e conextualizado, independente da idade (03 a 06 anos). O plano de trabalho envolveu pesquisas que dessem conta dos por quês: do nome Festa Juninia, da fogueira, dos tipos de comidas, roupas, trabalho na roça, tipo de vida, diversão do sertanejo, dia a dia e muito mais. O saci entrou nesta história por sugestão da Turma da Água, já que a maioria não queria dançar no Arraiá da Emei Celisa e sim fazer teatro. Para felicitar todos, sugeri que cantássemos e dançássemos no final. Os ateliês vivenciados para esta atividade foi de desenho, escrita, artes visuais, livro da vida. Falamos de tamanhos, proporções para o cenário, pesquisamos blogs na internet, vimos vídeos no site http://www.youtube.com, relemos várias lendas, dançamos livremente. Aprendemos até a dança da Umbigada (Batuque -paulista). As assembléias no final do dia, retomam o trabalho realizado e o planejamento da sua continuidade. Todo o registro é feito por fotografias, filmagens e no Livro da Vida, além do produto final: o CENÁRIO DO TEATRO e sua apresentação. Inventamos uma história de saci e o resto, o video conta.

HISTÓRIA DE SACI (História Coletiva para a Peça do Teatro que será apresentada amanhã no Arraiá da Celisa)

HISTÓRIA DE SACI

ERA UMA VEZ UMA ESCOLA CHAMADA CELISA. LÁ HAVIA VÁRIOS SACIS EM SUA FLORESTA. ESSES SACIS USAVAM CAPUZ VERMELHO, CACHIMBO E PULAVAM EM UMA PERNA SÓ. ELES GOSTAVAM DE JOGAR SAL NA COMIDA QUE A COZINHEIRA JULIANA FAZIA PARA AS CRIANÇAS. QUANDO A TURMA DA ÁGUA ÍA PARA O PARQUE, TIRAVA SEUS SAPATINHOS E DEIXAVA ARRUMADINHOS, MAS OS SACIS IAM LÁ E MISTURAVAM TODOS ELES. FOI ASSIM QUE ACONTECEU. A TURMA DA ÁGUA TIROU OS SAPATINHOS, ARRUMOU NA SALA E FOI PARA O PARQUE BRINCAR DE RODA. E LÁ FORAM OS SACIS BAGUNÇAR A SALA. MAS ELES FAZIAM ISSO PORQUE VIAM AS CRIANÇAS BRINCAREM DE RODA E TAMBÉM QUERIAM SE JUNTAR A ELAS.

ENTÃO UM DIA OS SACIS FORAM ATÉ A RODA E PERGUNTARAM PARA AS CRIANÇAS:

_ PODEMOS SER SEUS AMIGOS?

AS CRIANÇAS RESPONDERAM:

_ SIM, VENHAM BRINCAR COM A GENTE!

OS SACIS SE DESCULPARAM PELOS MODOS ATITUDES E ENSINARAM PARA AS CRIANÇAS A MÚSICA QUE MAIS GOSTAVAM. E TODOS CANTARAM JUNTOS.

“SACI PERERÊ DE UMA PERNA SÓ

EU CONHEÇO VOCÊ DA HISTÓRIA DA VOVÓ

CACHIMBO NA BOCA SOLTANDO FUMAÇA

SACI PERERÊ VOCÊ É UMA GRAÇA”.

(História Coletiva – Turma da Água)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s