COMBINADO?

O refeitório da emei serve lanche para duas turmas de cada vez. Isso por si só já causa, no entanto, diante do barulho excessivo durante as refeições, perturbando adultos e crianças até mesmo desta turma, fizemos uma assembleia para combinar algumas atitudes.

Iniciei com a seguinte orientação: “O que é bom acontecer no refeitório enquanto vocês fazem a refeição?

 _ Imediatamente ouvi: _”Não pode falar alto”. “_Não pode correr”. “_Não pode jogar comida fora”. E, assim por diante uma lista de “não-podes”.

Tornei a falar, melhorando minha linguagem para que me entendessem:

 _E o que pode?

 Silêncio.

_Vamos turma, o que é legal, faz bem, nos deixa feliz num ambiente com bastante crianças?

Aos poucos uma aqui outra ali foram dizendo, exemplificando, levantando a mão e depois eles mesmos na ânsia de falar (com o corpo).

Bom, além desta conversa eu queria que as crianças percebessem a seriedade daquela proposta e por não caber mais em nosso guarda-chuva da sala (Gotinhas de boas atitudes), sugeri que fizéssemos em forma de álbum ou painel. Foi assim que surgiram tais falas e desenhos:

Rodrigo diz: _ Não pode correr. Eu pergunto pra ele: _ O que  pode então Rodrigo? Ele responde: _ Pode andar.

_ Não pode gritar, diz a Samara. Eu pergunto novamente: _O que pode? Ela responde: _ Falar baixo!

Não pode passar na frente (fila) do amigo, mas pode aguardar e depois então, repetir a refeição. HUMMMMM

E para não jogarmos comida fora? _ A gente experimenta um pouquinho e se gostar e tiver fome, repete.

Ufa que alguém lembrou: _Tem que comer de boca fechada! Não pode falar com a boca cheia de comida.

RESPEITO…RESPEITAR…. Eu disse: _Quando eu respeito eu ando, falo baixo, como sem disperdiçar, enquanto mastigo o alimento não falo, espero todos se servirem para repetir o prato, e etc. e tal.

 

 E sabe que tem dado certo. As imagens falam por si e com uma conversa participativa o entendimento é outro. A minha ladainha é diária, mesmo assim. As crianças não deixam de conversar e às vezes o volume das suas palavrinhas aumenta, mas um sinal, um pedido e diminuem o barulho.

2 thoughts on “COMBINADO?

  1. Sabe que nossas idas ao refeitório também estavam gerando alguns estresses para a professora (hehehe) e para os demais que dividiam o espaço conosco. Inspirada na sua conversa com sua turma, conversei também com a minha. Também levantamos alguns combinados, muito parecidos com os de vocês. Agora estamos ilustrando e vamos fazer um painel que nos acompanhará ao refeitório e ficará pendurado na sala. Sabe uma ideia que tivemos? Estamos levando uma cestinha com livros para o refeitório e os que terminam não precisam ficar esperando sem fazer nada, vão para uma mesa que está sobrando vazia, sentam e ficam lendo livros. Já fizemos dois dias e tem sido bem legal. Hoje estávamos indo para o refeitório e uma já lembrou: “Cadê a caixa de livros?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s