INVARIANTE PEDAGÓGICO No. 1

Hoje, como todos os dias dos últimos 21 anos de magistério, aguardo, próxima ao portão da Emei, a chegada das gotinhas da Turma da Água, que vão chegando aos poucos: 2, 5, 8, 12, 18, 24, ufa!

Batmam abre a mochila e grita:

_Laís, adivinha o que eu trouxe para você? Não vale olhar! Feche os olhos! Fecha!?

Mal pude responder!

_Pronto, pode olhar!

Para minha surpresa era um coração de papel escrito LAÍS…GABRIEL.

_Gostou, Laís?

Respondi que tinha A.D.O.R.A.D.O, com um sorrisão nos lábios . Agradeci, abracei e beijei muito a sua bochecha.

Ontem o Batman estava ligado nos 220V. Falei pra ele que havia ficado triste, porque ele não havia colaborado com a turma, nos trabalhos diários. E só! Mas criança é definitivamente um ser ESPECIAL. Basta admirá-la para entendermos a lógica de suas ações. Sensacional! Entramos para a nossa sala.

Olhem a pose desta fofura!

 Bom, mas não parou por aí. Batmam ficou atrás de mim, querendo saber o que eu fiz com o presente, pois queria que fosse colado no Livro da Vida. Então, em andamento o plano de trabalho nos ateliês, sentei com ele para colarmos. Ele pediu para eu tirar uma foto. Me levantei e fui buscar a câmera e ele então preparou algumas poses. Cada flash ele queria ver como tinha ficado. E foi assim este dia, repleto de surpresas.

Agora tira outra Laís, com os meus brinquedos!

A afetividade é uma mola que nos impulsiona, sempre para o melhor que há dentro de nós e a criança que é educada segundo o Invariante Pedagógico de número 1, de Freinet: “A criança é da mesma natureza que o adulto” (SAMPAIO, 1989), entende pelo exercício e pelo exemplo, que a cooperação entre os pares é importante e que o me faz bem, também o fará para o outro. Esta é uma educacão valoroza, pois parte do princípio da amorosidade e de uma educacão para a vida e não apenas para a formação do intelecto.

BIBLIOGRAFIA  

SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet, Evolução Históricas e Atualidades. São Paulo. Scipione, 1989.

Captura de Tela 2014-03-12 às 10.20.10

2 thoughts on “INVARIANTE PEDAGÓGICO No. 1

Deixe uma Resposta

