RODA DE CONVERSA – FREINET

A RODA DE CONVERSA, na perspectiva freinetiana pretende desenvolver a livre expressão infantil e para isso, neste momento, as crianças falam espontâneamente sobre as novidades de sua casa e família, interagem na conversa dos amigos. Mas, a Roda de Conversa também pode e deve ser aproveitada para as crianças fazerem os combinados do dia e planejarem suas atividades. E, no final da aula avaliar o dia contando os ateliês dos quais participou, o que  foi legal (Felicitações), o que foi chato (Críticas) e as sugestões e ideias para os planos de trabalho seguintes.

Imagem

Hoje, 17 de junho de 2013 em meio aos noticiários sobre os protestos e a recepção violenta da polícia militar em São Paulo não estranhei quando o assunto veio à tona, mas com uma fala que precisava de mais conversa:

Imagem

De repente me deparei com uma fala de que “…os policiais batiam em bandidos … pegam eles de pau“, porque é esta a mais ouvida talvez, por aquelas crianças. Minha interferência foi apenas para explicar que aquelas pessoas ali estavam propondo novas formas de se cobrar o transporte, porque com o transporte sem custo ou com um menor valor, sobraria mais dinheiro para outras necessidades como alimentação, vestuário, lazer, etc. Percebi uns segundos de silêncio e em seguida, concordaram. Acrescentei o exemplo da greve das professoras de nosso Cei,  que também se uniram para fazer outros combinados, a fim de que  crianças tenham o direito a salas de aulas grandes, com brinquedos, professores, alimentação, lembrando-os que nós (Turma da Amoreira) temos tudo isso: parque grande, salas equipadas – até internet temos, espaços para brincarmos, alimentação e tudo o mais, mas que precisamos também pensar nas outras pessoas que não têm.

Durante os ateliês do dia, algumas crianças sugeriram os desenhos e os fizeram para o Livro da Vida.

Imagem

Ilustradores do Livro da Vida

Imagem

Imagem

VIOLÊNCIA NÃO É LEGAL!!!!

Por final conversamos sobre bater, brigar, atirar… ninguém merece esse tratamento. Em nossas regras de vida, não cabem essas ações, porque não são boas atitudes! Não é isso que queremos para nós, então não faremos para os outros. E, terminada esta roda de conversa fomos brincar ao ar livre e fizemos barquinhos para colocá-los na água da chuva e deixamos livres para o vento levá-los ou trazê-los.

IMG_0432

IMG_0431

IMG_0429

É PAZ O QUE A TURMA DA AMOREIRA DESEJA A TODOS.

Até a próxima.

6 thoughts on “RODA DE CONVERSA – FREINET

  1. Que bela roda de cidadania!! Parabéns e peço licença para divulgar sua experiência que é bem significativa do pensamento freinetiano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s