A MATEMÁTICA QUE NOS RODEIA – FORMAS GEOMÉTRICAS

Sabemos que a Pedagogia Freinet não compartimentaliza os conceitos e conteúdos a serem aprendidos. Vemos neste vídeo os diferentes momentos do cotidiano infantil e, podemos perceber o quanto a matemática trabalhada está presente e vivificada através de tateios. Mesmo durante os diferentes espaços educativos nos quais nos movimentamos semanalmente, podemos observar aspectos da matemática complementando o trabalho em sala de aula. Verifica-se o quanto a linguagem matemática está presente na vida cotidiana. Nas brincadeiras, na elaboração do painel baseado na lenda O ROUBO DO FOGO – Mito Guarani, de Daniel Munduruku, jogos, simbolismos da casinha de bonecas, desenhos, brincadeiras com sucatas. É possível verificar a realização de diferentes operações que envolvem relações de espaço, formas, relações métricas, enfim, a matemática –  e dentro deste universo a forma geométrica – envolve diferentes princípios e eixos educacionais, como: Meio Ambiente, Cultura, Linguagens, Letramento, Educação Alimentar, bem como as relações inclusivas. Esses são os conteúdos das diferentes áreas do saber, incluindo conceitos e conteúdos matemáticos significados no cotidiano infantil da Turma da Amoreira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s