ARTES VISUAIS COM CRIANÇAS PEQUENAS

ARTES VISUAIS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Laís de Ramos Rechineli

(…) a expressão e a representação, apoiadas e motivadas pelo aprofundamento do tema de vida que fortifica a imaginação da criança, jorrarão espontaneamente de suas emoções, da simpatia que ela sente naturalmente por tudo o que vive e do espantoso poder de animar todas as coisas à imagem de sua própria vida (PORQUET, 1982, p. 71).

Inicio com esta citação que traduz o sentimento das artes visuais na escola de educação infantil e, por acreditar que nela as crianças aprendem, se descobrem criam, inventam, recriam e interiorizam: espaço, cor, sentimento, lógica, linguagem, expressão, liberdade, autonomia, cheiro…o mundo.

As oportunidades oferecidas às crianças de 2 e 3 anos da Turma da Dona Aranha, provam que a criação começa com a visão – visão da vida – uma visão não deformada por estereótipo ou hábitos adquiridos. A arte neste meio, traz a possibilidade da formação da autoestima valorosa. Não se comparam os desenhos. A criancinha produz o que sabe, quer, consegue, gosta. É tudo tão livre que as obras de artes falam por si.

 Imagem

Diferentes técnicas; pintura em aquarela;  à dedo; com ramos de plantas; produto: adereço para diferentes brincadeiras.

            Portanto, o que quero mostrar como entendo a arte visual no planejamento educacional de crianças de 2 e 3 anos, da educação infantil, ou seja, uma ferramenta que favorece o desenvolvimento de inúmeras linguagens de uma forma lúdica, engraçada, diferente e que atende aos anseios das crianças fortalecendo-as em suas habilidades e competências. Encerro esta postagem, outra vez, com Porquet (1982):

Uma criança de 3 anos, ao capricho da cor, encheu sua página de manchas e de riscos, tudo se origina, parece, ao sabor do gesto que experimenta a página, como ao acaso, sem traçado prévio, sem cálculo. O ritmo natural do corpo comanda a forma  que o espírito inventa, (olha que lindo – grifo meu), antes mesmo  de ter tomado consciência de sua própria exigência. Todavia a professora atenta que lhe pergunta o que ela pintou, a criança, após alguns segundos de reflexão, responde: “a mamãe”. Veja os seus olhos, seu nariz…olhe, faço a boca (PORQUET, 1982, p. 73).

 Imagem

Pintura em Aquarela: Crianças de 3 anos.

            A partir de tantas artes todos os demais objetivos são amplamente atingidos nos aspectos instrucionais, pois enquanto deixarmos o corpo da criança falar, a vida entrar na sala de aula, a livre expressão de cada um; enquanto favorecermos um cotidiano desafiador e educativo, os pequenos desenvolver-se-ão de forma inteira e íntegra.

BIBLIOGRAFIA

PORQUE, Madeleine. As técnicas Freinet na Escola Maternal. Barcelona: Laia, 1982

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ARTES VISUAIS COM CRIANÇAS PEQUENAS

de

Laís de Ramos Rechineli

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Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Baseado no trabalho disponível em https://aprendendoebrincando.wordpress.com/2014/03/07/artes-visuais-com-criancas-bem-pequenas/.

Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ww.aprendendoebrincando.wordpress.com.

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