O PLANO DE TRABALHO CONTRIBUINDO PARA A CRIAÇÃO DAS REGRAS DE VIDA

ARANHA-COLAR

Laís de Ramos Rechineli

Como os projetos se transformam em formas didáticas de organização do trabalho da sala de aula de crianças pequenas? Uma resposta pontual para mim é a de Barbosa & Horn (2008), quando afirmam que devemos contar com o espaço como parceiro, ou seja, com um ambiente educador auxiliar que provoque aprendizados.
Partindo deste pressuposto Redin et.al. (2012) vem completar o que a professora deve fazer ao defender a ideia de que:

(…) muitas decisões tomadas no dia a dia não têm como ser predeterminadas e deverão valer-se do bom senso, da sensibilidade e da organização da professora, mas, principalmente, da capacidade de maravilhar-se com o mundo e de ver, nos mais simples acontecimentos, a possibilidade de descobertas interessantes e inusitadas (REDIN et.al., 2012, p. 27).

No diálogo que tive com Miguel quando ele viu dois colares de E.V.A. da turma da manhã, um pouco de tudo isso se evidencia:
_ O que é isso?
_ Colares para os meninos e meninas usarem quando vão ao banheiro.
_ Eu quero.
Ele pegou o azul e pendurou-o no pescoço. Eu perguntei:
_ Você quer ir ao banheiro?
_ Quero!
E Miguel foi ao banheiro e quando voltou não quis tirá-lo. Então, expliquei que deveríamos guarda-los porque é da turma da manhã, mas que podemos fazer dois para nós também. Faltavam minutos para encerrar o período da tarde, então combinei com ele que faríamos no dia seguinte (uma sexta-feira). Alegria geral!
Foi assim que um pequeno plano de trabalho foi traçado por mim, para satisfazer o interesse, mesmo que inicialmente de uma única criança, mas que na conversa do final do dia os demais tomaram conhecimento.
Assim insere-se a esta turma mais uma regra: usar o colar quando quiser ir ao banheiro, avisar a Laís e devolver o colar no lugar combinado.
Assistam o vídeo deste plano.
Beijos da Turma da Aranha!

BIBLIOGRAFIA

BARBOSA, Maria Carmen Silveira & HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

REDIN, Marita Martins et.al. Planejamento, práticas e projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012.

Captura de Tela 2014-03-10 às 23.11.08

4 thoughts on “O PLANO DE TRABALHO CONTRIBUINDO PARA A CRIAÇÃO DAS REGRAS DE VIDA

  1. Amei a ideia do colar!
    Essa é uma regra que preciso discutir com as crianças e chegar numa solução!
    E a turminha desta idade deve ser uma delicia!?
    Gostaria de saber mais sobre esta licença que você publicou no final da postagem, como faz?

    Beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s