A SEMIÓTICA – INFÂNCIA

           Peirce  (1977) estudou a semiótica  –  ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno de produção de significação e de sentido (Dicionário Informal).

          E foi esta sensação que senti ao me deparar com esta linda cena: o teclado de computador era algo novo em nossa sala, porém totalmente conhecido das crianças. O que eu fiz: juntei duas cadeiras, enquanto algumas crianças brincavam fora da sala e quando menos espero, presencio esta brincadeira que não exigiu regras, ou melhor, as regras foram colocadas de modo não verbal pelo fato da junção das duas cadeirinhas, por isso a citação abaixo veio a calhar, pois as crianças com seus movimentos, seu corpo, seus gestos são a linguagem. 

           Alguns professores se desgastam com tantas leis e regras desnecessárias. Já dizia Freinet apud Sampaio (1989): “Invariante No 13 – As aquisições não são obtidas pelo estudo de regras e leis mas pela experiência”. Ou seja, as experiências realizadas pelas crianças permitem que cheguem à necessidade das leis e as reconstruam como consequência do registro de suas observações.
              Simples não é?

 

“A linguagem está no mundo e nós estamos na linguagem” Peirce

BIBLIOGRAFIA

PEIRCE, Charles S. Semiótica. Coleção Estudos. São Paulo: Perspectiva, 1977.
SAMPAIO, Rosa Maria W. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo, Scipione, 1989.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s